Idioma Equivalências Métodos de Avaliação Vagas Valor da Bolsa
Inglês

Física Atómica Molecular;

Opção I / Inovação em Marketing;

Opção II / Radiação e Radioterapia.

Prova oral, projetos e teste escrito

2
340€/mês

Olga Pidubna

Aluna de Engenharia Biomédica | 4º ano

Entrevista feita no dia 19 de Maio de 2020

Ano de Erasmus: 4º ano / 2º semestre.

Localização: A cidade de Darmstad é uma cidade muito pequena que fica perto de Frankfurt, a maior parte da cidade (cerca de 60%) é universidade. Como a universidade é grande há muitos alunos por isso há imensas residências que ficam relativamente perto dos edifícios onde tens aulas. Existem muitos supermercados e lojas mais pequenas onde consegues encontrar tudo o que precisas.

Equivalências: 

  • Física Atómica Molecular 
  • Opção I / Inovação em Marketing
  • Opção II / Radiação e Radioterapia

Idioma das aulas: Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa as aulas das cadeiras que tive foram lecionadas em inglês. O site da universidade está muito mal construído e dá a ideia de que todas as aulas são dadas em alemão, o que não é verdade.

Método de avaliação: Em inovação em marketing foi uma prova oral, física atómica molecular foi um projeto e radiação e radioterapia foi um teste.

Reputação: Não sei a posição exata, mas está numa melhor do que a FCT.

Vagas: 2 vagas (para física ou biomédica).

Área de foco do mestrado: Física.

Valor da bolsa: Não tenho a certeza, mas deu para cobrir o preço do alojamento.

Preço do alojamento: 360-370 euros, as residências são renovadas periodicamente por isso todas elas têm condições espetaculares. É preciso ter em atenção uma coisa importante: no primeiro mês de ERASMUS não há aulas, mas a universidade oferece um curso intensivo de alemão totalmente gratuito que aconselho a fazer. No entanto, durante esse mês não há alojamento garantido nas residências, portanto têm de ficar num hostel (que fica mais ou menos ao mesmo preço da residência) ou então entrem em contato comigo ou com alguém que já tenha ido para vos encontrar algum sítio para ficar durante esse mês porque lá é muito difícil alugar um quarto.

Orçamento mensal em alimentação: A maioria dos produtos tem o mesmo preço em relação a Portugal eu gastei cerca de 200 euros por mês em alimentação. Em relação aos transportes quando cheguei paguei 260 euros por uma espécie de inscrição onde me deram um “bilhete de identidade da faculdade” e com isso podia utilizar todos os transportes que quisesse numa determinada área, que era muito grande, conseguia ir até meio caminho de Berlim sem pagar (durante 6 meses).

Pontos de interesse: A cidade é muito pequena, portanto não tem muitos pontos de interesse, mas está muito perto de várias cidades tais como Heidelberg ou Frankfurt.

Acolhimento: O acolhimento é fantástico especialmente o primeiro mês tem muitas atividades onde consegues conhecer tanto alunos de ERASMUS como alunos voluntários alemães.

Experiência (outros comentários): Aconselho mesmo a participar nas atividades do primeiro mês para aproveitar o curso de alemão. Dá para visitar imensos sítios. Aconselho também a talvez irem durante o 2º semestre porque a universidade tem duas piscinas e imensas atividades desportivas gratuitas desde vários estilos de dança, atletismo, vólei etc. Recomendo também que em vez de irem no 4º ano irem no 3º para que não fiquem com tantas cadeiras em atraso (porque eu, por exemplo, só fiz 3 cadeiras).