“Damos uma grande ênfase à personalização dos cuidados que prestamos, focando-nos individualmente em cada doente. Queremos estar sempre à altura do nosso lema "Sabemos cuidar"”


Dr. Leopoldo Matos

Diretor Clínico do Hospital Lusíadas Lisboa e das
Clínicas Lusíadas de Parque das Nações e Almada

Localização: Lisboa, Alto dos Moinhos, junto à Avenida Lusíada (uma das principais artérias da cidade de Lisboa)

Missão: No Hospital Lusíadas Lisboa empenhamo-nos para lhe proporcionar um conjunto de cuidados de saúde de elevada qualidade, num ambiente acolhedor e funcional. Vocacionado para ser centro de referência na prestação de cuidados de saúde privados, este hospital oferece os mais avançados meios ​tecnológicos, a qualidade de um corpo clínico sólido e experiente.​Este hospital é pioneiro na acreditação hospitalar pela prestigiada entidade internacional de Acreditação de Unidades de Saúde: Joint Commission International.

 

Valências: Em dezembro de 2018, o Hospital Lusíadas Lisboa é considerado o hospital mais tecnológico de Lisboa após atingir o nível 6 de uma​ escala mundial que avalia a utilização de sistemas e tecnologias de informação em prol do doente. Um dos principais projetos que permitiu atingir o nível 6 desta escala mundial foi a implementação de um registo eletrónico que permite rastrear os fármacos de forma permanente desde a entrada na farmácia hospitalar até à sua administração ao doente. Esta certificação de nível 6 na escala do Modelo de Adoção de Registo Médico Eletrónico (EMRAM), do HIMSS Analytics (Healthcare Information and Management Systems Society), coloca o hospital agora numa elite reduzida de hospitais com esta distinção em todo o mundo.

Os nossos estagiários

Pedro Madeira

Estágio PIPP Realizado em 2019

Duração do estágio: 1 mês e 2 semanas

No que consistiu o estágio? Tiveste que desenvolver algo ou tratou-se de um estágio de carácter observacional?

Realizei o meu estágio curricular juntamente do Grupo de Estudo de Cirurgia Refrativa, pertencente ao Departamento de Oftalmologia do Hospital Lusíadas Lisboa. Tive a oportunidade de começar o desenvolvimento de uma plataforma de apoio à avaliação da cirurgia de Catarata. Fui trabalhando a partir de casa ou mesmo da universidade, porém realizei algumas visitas ao Hospital para perceber tanto a necessidade existente como a solução ambicionada para a colmatar.

O estágio realizado foi ao encontro das tuas espectativas?

Em termos de satisfação, considero que a realização deste estágio contribuiu imenso para o meu desenvolvimento técnico, profissional e pessoal, pelo que as expectativas que tinha depositado foram excedidas.

Daniela Cardoso

Estágio PIPP Realizado em 2020

Duração do estágio: 20 dias

No que consistiu o estágio? Tiveste que desenvolver algo ou tratou-se de um estágio de carácter observacional?

Realizei o meu estágio no Hospital Lusíadas Lisboa, inserido no Departamento de Oftalmologia, em conjunto com mais duas colegas. Todo o trabalho desenvolvido decorreu fora das instalações do hospital, tanto em casa como na faculdade. O objetivo do estágio consistia no desenvolvimento de um programa que possibilitasse o cálculo automático de estatísticas, utilizando dados fornecidos de pacientes submetidos à cirurgia da catarata. A automatização deste processo é fundamental para a obtenção de conclusões acerca das cirurgias realizadas. Para o desenvolvimento deste projeto, desenvolvi novas competências ao nível de programação, na linguagem Python. A aprendizagem da linguagem foi totalmente independente, fomos aprendendo e aperfeiçoando o programa à medida que a íamos estudando.

O estágio realizado foi ao encontro das tuas espectativas?

Em geral, considero que foi uma experiência desafiante porque tirou-me da “área de conforto”, ao ter de aprender uma nova linguagem de programação, mas enriquecedora pois contribuímos com algo que poderá facilitar o trabalho no Departamento de Oftalmologia.