"O LBMC tem desenvolvido ao longo dos anos uma rede nacional e internacional de colaboradores de excelência, referências importantes nas suas próprias áreas. Fruto destas parcerias resultaram vários prémios, fundos científicos e vários projetos e programas de doutoramento e pós doutoramento."

Localização:  Lisboa, Cruz Quebrada, junto ao Parque Urbano do Jamor (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa)

Missão: O Laboratório de Biomecânica e Morfologia Funcional (LBMF) combina duas áreas de grande tradição científica internacional e nacional: Biomecânica e Ciências Morfológicas (Morfologia). Estas duas áreas dedicam-se ao ensino e investigação em Biologia, Ciências do Desporto e Ciências da Saúde, onde são aplicadas em diversas áreas como Desporto, Reabilitação e Fisioterapia, entre outras. A Biomecânica é uma área bem conhecida, sendo um campo multidisciplinar com diversas áreas de conhecimento em campos fundamentais, teóricos e aplicados. A sua importância no Desporto justifica a existência de uma sociedade internacional focada nesta área, a ISBS – Sociedade Internacional de Biomecânica no Desporto, existindo no seio de uma ISB – Sociedade Internacional de Biomecânica mais ampla, que reúne investigadores das mais diversas áreas. 

Equipa: + 40 professores, doutorados, investigadores, colaboradores e assistentes

Valências: O BMFL vem desenvolvendo uma importante rede de colaborações com grupos de pesquisa de referência nacional e internacional nos seus campos científicos, que se materializa em projetos de pesquisa financiados (na sua maioria no âmbito do LBMF).

Programas de investigação: O LBMF possui três linhas de pesquisa principais:

1) Modelação e Simulação Biomecânica de movimentos e estruturas musculares / articulares

2) Estudo da regeneração do tecido nervoso e muscular usando o modelo animal

3) Estudos de aplicação de metodologias de avaliação e modelação de carga mecânica desenvolvida na pesquisa de primeira linha em populações especiais

As linhas de pesquisa delineadas acima são desenvolvidas em programas de pesquisa apoiados com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia- Ministério da Educação e Ciência (FCT-MEC). Conhece todos os projetos do LBMF.

Os nossos estagiários

Maryia Berezhanska

Estágio PIIC Realizado em 2019

Duração do estágio: 1 mês

No que consistiu o estágio? Tiveste que desenvolver algo ou tratou-se de um estágio de carácter observacional?

O estágio foi realizado sob a orientação da professora Silvia Cabral no Laboratório de Biomecânica e Morfologia Funcional da Faculdade de Motricidade Humana, que se dedica à análise tridimensional do movimento no contexto desportivo e clínico. Ao longo do estágio pude acompanhar as atividades desenvolvidas por vários membros do laboratório, o que me permitiu contactar com protocolos técnicos utilizados, por exemplo, na recolha e análise de dados de marcha em crianças com paralisia cerebral e na análise de saltos em ginastas. Também pude assistir a seminários onde foram apresentados softwares (Qualisys Track Manager e Visual3D) e equipamentos (Qualisys Motion Capture Systems) utilizados na aquisição e tratamento de dados. O trabalho desenvolvido ao longo do estágio foi bastante teórico uma vez que no terceiro ano ainda não tinha tido contacto com questões relativas à cinética e cinemática, utilizadas no estudo do movimento, e também foi necessário familiarizar-me com o equipamento. No final, fui integrada num projeto onde obtive e analisei os dados de ângulos e momentos articulares de tornozelos no Visual3D.

O estágio realizado foi ao encontro das tuas espectativas?

Quando decidi realizar o meu estágio no Laboratório de Biomecânica e Morfologia Funcional, pretendia explorar um pouco melhor o papel que um Engenheiro Biomédico poderia ter na área da biomecânica. Penso que a experiência foi bastante positiva uma vez que pude aprofundar os conhecimentos na área, contactar com os desafios enfrentados pelos profissionais no seu dia-a-dia e auxiliá-los durante a recolha de dados. Também pude desenvolver um projeto autónomo no âmbito do estudo da orientadora.