“O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa desenvolve as suas atividades tendo como orientação os valores da Equidade, da Responsabilidade, do Respeito, da Credibilidade e da Inovação”

Localização: Lisboa, Freguesia de Alvalade (junto à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias)

Missão: Garantir à população adulta, da sua área de influência direta e indireta, o acesso a cuidados especializados de psiquiatria e de saúde mental, em tempo oportuno e de forma integrada, prestados por equipas multidisciplinares qualificadas, visando garantir com sustentabilidade as respostas que os cidadãos adultos portadores de doença mental necessitam em todo o seu ciclo de doença.

Serviços: A prestação de cuidados inclui o internamento de doentes agudos residentes na área de influência do CHPL, a aplicação de programas específicos de âmbito transversal, alguns orientados por patologia. Inclui ainda o desenvolvimento de redes de serviços locais organizadas por setores geodemográficos, com áreas funcionais de consultas externas e de intervenção comunitária, bem como o desenvolvimento de programas de reabilitação adaptados às necessidades específicas dos doentes residentes, promovendo a sua desinstitucionalização.

 

Áreas de Atuação: A prestação de cuidados de psiquiatria e saúde mental encontra-se repartida por seis serviços de internamento, cada qual dispondo de equipas assistenciais multidisciplinares próprias, prestando cuidados de internamento em enfermarias/clínicas psiquiátricas, ocorrendo as consultas externas, áreas e hospitais de dia e demais programas e atividades ambulatórias.

 

Equipa: Composto por uma equipa multidisciplinar da qual fazem parte: enfermeiros, assistentes sociais, assistentes operacionais, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes técnicos, técnicos superiores, administradores hospitalares, farmacêuticos, estudantes de enfermagem e educadores de infância.

 

Projetos: “DIGNITY & WELL-BEING” que tem como objetivo a criação de uma parceria estratégica para a educação e formação profissional dos profissionais que trabalham com os sem-abrigo e refugiados. Destacam-se os mais carenciados e doentes mentais graves, bem como a promoção de melhorias em termos de qualidade, inovação e excelência na formação de profissionais no campo da saúde social e mental. Conhece todos os projetos do CHPL

 

Os nossos estagiários

Liu Jiaying

Estágio PIPP Realizado em 2020

Duração do estágio: 1 mês

No que consistiu o estágio? Tiveste que desenvolver algo ou tratou-se de um estágio de carácter observacional?

O objetivo era inserir em software um questionário/escala de avaliação usada em papel, de preferência usando o Matlab. Não necessitei de cumprir nenhum horário nem de me deslocar muitas vezes até ao hospital, pois trabalhava em casa e/ou com colegas que faziam o mesmo projeto mas noutros hospitais. De vez em quando marcava reuniões com a terapeuta que me orientava no hospital e outras vezes com as professoras Carla Quintão e Cláudia Quaresma para nos esclarecer algumas dúvidas. As reuniões que fui tendo com a terapeuta permitiram não só conhecer o funcionamento do Centro Hospitalar de Dia, mas também os processos de avaliação e tratamento dos pacientes.

O estágio realizado foi ao encontro das tuas espectativas?

É um ótimo estágio para quem gosta de programar e propor soluções para resolver problemas.