Tutoria - O que é o Biomed Explica?

No NBN temos como missão complementar a formação académica e humana dos nossos estudantes através da organização de atividades de valor acrescentado. Deste modo, criámos este projeto, no âmbito de desenvolver a cultura e o espírito académico em MIEB. O NBN proporciona assim uma experiência que permitirá aproximar alunos de anos curriculares diferentes e fomentar o espírito de entreajuda. Se és aluno de MIEB, podes participar de duas formas diferentes: como tutor ou como tutorando.

Testemunhos

Tutorandos

Maria Pires (1ºAno | Tutoranda)

Antes de mais queria dar os parabéns a toda a organização por se preocuparem connosco e quererem ajudar-nos a melhorar o nosso desempenho. É muito importante ser-nos transmitido este apoio no nosso primeiro ano, pois ainda nos estamos a adaptar e parece tudo mais difícil. Na minha opinião, esta experiência foi muito benéfica e ajudou-me imenso, visto que tinha bastantes dificuldades e as minhas dúvidas ficaram esclarecidas. Assim, só tenho a agradecer a todos os que participaram e contribuíram para que esta experiência desse certo!

Rita Bragança (1ºAno | Tutoranda)

Gostaria de agradecer bastante ao Núcleo por este projeto e por mostrarem muita disposição em ajudar os alunos de Engenharia Biomédica. Ainda que não tenham sido muitas horas de explicação, considero que aprendi bastante, tanto conceitos das matérias que estudamos como informações acerca do funcionamento da faculdade o que é bastante importante, ainda mais nestes tempos de pandemia. Como estas explicações são dadas por alunos, isso também facilita pois eles estiveram na mesma situação que nós não há muito tempo.
Na minha opinião deveriam dar seguimento a este projeto.
Obrigada por tudo.

Tutores

Maria Pacheco (3ºAno | Tutora)

Como tutora deste projeto, considero que foi uma dinâmica bastante positiva. A maior parte dos alunos de primeiro ano caem um bocadinho de para-quedas na faculdade e é bom para eles também saberem que podem sempre pedir ajuda a colegas mais velhos, fortalecendo assim a ligação entre anos. Eu também já estive no lugar deles e sei o quão difícil foi para mim na altura habituar-me ao ritmo da faculdade. Por já ter estado nessa posição e da forma como consegui superar as minhas dificuldades senti que poderia fazer o mesmo pelos outros. Fiz questão que desde o início estivessem à vontade em fazer qualquer pergunta mesmo que a achassem “descabida”, queria acima de tudo que houvesse um ambiente descontraído para evitar aquele receio ou timidez que muitas vezes nos levam a acumular dúvidas aula após aula. Criámos inclusivamente um grupo no WhatsApp para que enviassem as dúvidas que iam surgindo ao longo da semana e não tivessem que esperar pela tutoria, tornando assim as sessões ainda mais produtivas. As explicações foram feitas remotamente, e tendo em conta os momentos atípicos que vivemos atualmente torna-se difícil ou quase impossível relacionarmo-nos com os nossos colegas mais novos e este projeto é também uma oportunidade de estarmos mais próximos, conhecermos pessoas novas e da minha parte como tutora mostrar que o que pode parecer fácil para uns é mais complicado para outros e quando nos ajudamos mutuamente, ninguém fica a perder. Foi uma excelente iniciativa tomada pelo NBN, representando o espírito de entreajuda no nosso curso. No geral, creio que foi uma boa experiência para ambos os lados e sinto-me bem por saber que fiz diferença no estudo das minhas colegas e quem sabe futuramente se não serão elas a tomar o meu lugar.

Ricardo Carmo (Tutor)

“Para além da dificuldade que alguns alunos possam ter em adaptar-se à vida universitária, no início desta, este ano trouxe ainda mais contratempos na aprendizagem, pelo facto do ensino ser à distância. Por esse motivo, decidi pôr algum do meu tempo ao dispor do BioMed Explica, com o intuito de poder ajudar a mitigar essas dificuldades adicionais. Nem sempre os professores conseguem chegar a todos os alunos, não só por restrições de recursos, mas também pelo facto de nem toda a gente aprender de forma igual. A experiência correu super bem. Um apoio mais individualizado ajuda imenso no que toca a criar um ambiente mais informal e pôr o/a(s) explicando/a(s) mais à vontade para poderem fazer todas as perguntas que achem relevantes. Por outro lado, como estão exatamente no mesmo nível, torna-se mais fácil um ensino personalizado e que se foque no que realmente são as dúvidas do/a(s) explicando/a(s). O facto da diferença geracional não ser tão grande também ajuda bastante no que toca ao ambiente informal e, com um ensino menos generalizado, também é mais fácil para nós tutores perceber as dificuldades do/a(s) explicando/a(s). O facto de estar sempre a um e-mail de distância torna as coisas bastante mais fáceis para ambos os lados, e há uma linha de aprendizagem mais contínua. O Zoom torna a nossa vida bastante mais simples também. No fim, o/a(s) explicando/a(s) ficam com as dúvidas esclarecidas, com melhores notas, e com melhores bases de conhecimento, e eu sinto-me feliz e realizado pelo facto de ter ajudado nesse processo.”

Quero-me inscrever no Biomed Explica

Tutor

Se te quiseres inscrever como tutor, vais poder ajudar alunos mais novos em uma ou mais cadeiras. A duração do programa será de 13 horas (1 hora/semana, no caso do 1º semestre do ano letivo 2021/2022).

Tutorando

Se, por outro lado, precisas de ajuda extra numa ou mais unidades curriculares, esta iniciativa permite que entres em contacto com um colega teu que já tenha feito essa UC. A duração do programa será de pelo menos 13 horas (1 hora/semana, no caso do 1º semestre do ano letivo 2021/2022).