Núcleo de Biomédica da Nova

O Núcleo de Biomédica da Nova (NBN) é um núcleo pedagógico da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (AEFCT) formado por estudantes do curso de Engenharia Biomédica (MIEB).

Fundado em 2003, o NBN é desde o primeiro momento uma grande “família” dedicada a lutar pelo futuro da engenharia biomédica em Portugal, segundo os princípios fundadores da Universidade NOVA de Lisboa. O nosso principal objetivo é defender e apostar na formação académica e profissional dos nossos estudantes, quer através de projetos e atividades científico-pedagógicas, quer através de sinergias com empresas e institutos ligados às mais diversas áreas da saúde. Como associados efetivos da ANEEB e parte integrante da AEFCT somos também responsáveis por representar os nossos estudantes dentro e fora da comunidade académica da FCT-NOVA.

No nosso trabalho, damos muito valor à importância da inovação, do espírito crítico-científico, da criatividade e do altruísmo em cada atividade que desenvolvemos como equipa. Enquanto futuros engenheiros biomédicos é nossa responsabilidade cooperar com todos os profissionais de saúde e os pacientes, no sentido, de desenvolver novas soluções tecnológicas para os múltiplos desafios clínicos que estes enfrentam. Na FCT-NOVA acreditamos que esse espírito de interajuda. proximidade e empreendedorismo deve começar desde muito cedo na nossa formação.

Cientes disso, a nossa equipa aposta anualmente em workshops, congressos nacionais como o Tec2Med, debates internacionais, seminários, cursos online e programas de tutoria e estágio, cujo objetivo é aproximar os estudantes do curso e abrir-lhes novos horizontes para o seu futuro profissional. Para isso, trabalhamos ainda em estreita cooperação com investigadores, associações e núcleos de estudantes de cursos de saúde, almejando sempre um espírito de maior inovação e multidisciplinariedade para os serviços de saúde em Portugal.

No Núcleo de Biomédica fazemos mais por ti! Mais por Biomédica!

Objetivos do NBN

Representação

Representar e divulgar o curso de MIEB e as mais recentes descobertas na área.

Formação

Organizar atividades de cariz pedagógico como complementaridade à formação e às competências transversais.

Solidariedade

Organizar e promover projetos e atividades que apoiem a comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Inovação

Organizar e desenvolver projetos que procurem encontrar soluções tecnológicas inovadoras para problemas clínicos vividos por profissionais de saúde e pacientes.

Multidisciplinaridade

Promover a formação de equipas multidisciplinares entre o MIEB e outras entidades e cursos das áreas da Saúde e Tecnologia.

Convívio

Organizar atividades de cariz lúdico, promotoras de convívio e partilha de experiências entre os estudantes.