“Um hospital de excelência para a comunidade e uma referência nacional.”

Localização: Barreiro (sedeado a 9 minutos da estação de comboios do Lavradio)

Missão: O Centro Hospitalar tem como missão a prestação de cuidados de saúde diferenciados a todos os cidadãos no âmbito das responsabilidades e capacidades das unidades hospitalares que o integram, Hospital de Nossa Senhora do Rosário e Hospital do Montijo, dando execução às definições de política de saúde a nível nacional e regional, aos planos estratégicos e decisões superiormente aprovados.

 Equipa: O Centro Hospitalar conta atualmente com cerca de 1 629 colaboradores.

Serviços clínicos: Anatomia Patológica, Anestesiologia, Bloco Operatório, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Consulta Externa, Gastrenterologia, Ginecologia, Imagiologia, Imunihemoterapia, Infecciologia, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Interna, Neurologia, Obstetrícia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica, Pediatria, Pneumologia, Psicologia, Psiquiatria, Radioterapia, Unidade de Cirurgia de Ambulatório, Unidade de Cuidados Intensivos, Unidade de Cuidados Paliativos, Unidade de Senologia, Urgência Básica, Urgência Geral, Urgência Obstétrica e Ginecológica, Urologia.

Valências: 2 Mesas de anestesia (Bloco Operatório), Videoendoscópio e ecógrafo portátil para entubação difícil (Bloco Operatório), Ecógrafo portátil (Unidade de Cuidados Intensivos), 2 Uretrorrenoscópios com fonte de luz (Bloco Operatório),  Ecocardiografo (Cardiologia), Processador de tecidos e Micrótomo (Anatomia Patológica),  Plestimografo (Pneumologia),  Ecógrafo (Imagiologia), Videoprocessador e o videocolonoscopio (Gastrenterologia), Retinografo (Oftalmologia),  Ecógrafo (Oftalmologia), Biómetro óptico (Oftalmologia), Laser fototérmico (Oftalmologia), Sistema de Tomografia de Coerência Óptica (Oftalmologia), Ecógrafo (Ginecologia), Mamógrafo (Imagiologia), entre outros.

Os nossos estagiários

Diogo Silva

Estágio PIPP Realizado em 2019

Duração do estágio: 20 dias

No que consistiu o estágio? Tiveste que desenvolver algo ou tratou-se de um estágio de carácter observacional?

Fiquei colocado na equipa de eletromedicina que prestava serviços técnicos de manutenção aos diversos equipamentos hospitalares. Inicialmente, foram-me apresentadas as instalações do hospital e foi-me explicado como se processava todo o trabalho e o que fazer, conforme o equipamento a ser intervencionado e o tipo de problema que este apresentasse. Fui supervisionado em todas as tarefas que realizei, até que acabei por ser responsável por algumas das intervenções, efetuando-as de forma autónoma e independente. Como exemplo, posso referir: testes efetuados a alguns equipamentos; substituição de alguns componentes técnicos; substituição de braçadeiras para avaliar a tensão arterial e de cabos de ECG usados em eletrocardiógrafos;  manutenção de desfibrilhadores e eletrocardiógrafos; testes de bombas e seringas infusoras, monitores de multiparâmetros; arquivo dos dados dos vários testes bem como o preenchimento da folha de obra realizada e encaminhamento dos equipamentos para o local apropriado para serem recolhidos. Tive também a oportunidade de assistir, na área de Cirurgia e Especialidades Cirúrgicas – Serviço de Ortopedia, a uma cirurgia de remoção da cabeça do fémur de um paciente e posterior colocação de uma prótese.

O estágio realizado foi ao encontro das tuas espectativas?

Dado que o meu estágio não foi apenas observacional, tive um contributo efetivo para a realização de tarefas, sendo que o mesmo foi de encontro às minhas expectativas.