Localização: Cidade do Porto

Missão: Desenvolver e/ou testar modelos e estratégias interpretativas, explicativas e preditivas, processos, produtos/tecnologias para avaliação, medição e intervenção nas ciências de (Re)habilitação.

 Objetos de estudo: Desenvolve e/ou testa: modelos interpretativos, explicativos e preditivos; estratégias, processos, produtos/tecnologias de avaliação e medição e intervenção.

 Áreas de Interesse: Biomecânica; controlo motor e aprendizagem; fisiologia do exercício, especificamente no desempenho desportivo e reabilitação de atletas; reabilitação neuro motora; reabilitação psicossocial; reabilitação neuro cognitiva; envelhecimento e saúde mental; inovação social; estigma em relação à doença mental; intervenção comunitária em grupos específicos envolvendo as temáticas: saúde ocupacional, envelhecimento, doenças crónicas e promoção de saúde.

 Equipa: O CIR é composto por 17 investigadores doutorados  e 61 colaboradores (22 com doutoramento e 36 estudantes doutorados)

 Projetos: Participa em inúmeros projetos tais como: “Virtual Reality for firefighters’ occupational health”,” SymfoS for business counselling”e ”MEDITECC”. O MEDITECC visa reunir uma equipa multidisciplinar e internacional de cientistas, investigadores, engenheiros e empresários capazes de realizar investigação conjunta de alto nível e de promover avanços científicos que possam melhorar os contextos regionais, nacionais e comunitários de investigação e inovação na área dos dispositivos médicos e tecnologias médicas.

 

Os nossos estagiários

Rui Azevedo

Estágio PIPP Realizado em 2020

Duração do estágio: 10 dias

No que consistiu o estágio? Tiveste que desenvolver algo ou tratou-se de um estágio de carácter observacional?

O meu estágio consistiu, maioritariamente, na utilização do Qualisys Track Manager para analisar pacientes que sofreram AVC. Este software permite, em conjunto com um sistema de câmaras, elementos refletores e dispositivos de eletromiografia, analisar de um modo visual e numérico o movimento de um paciente e o modo como este foi afetado após ocorrer o acidente. Durante o estágio tive a oportunidade de trabalhar com profissionais de saúde e utilizar o Qualisys de modo independente na análise biomecânica de pacientes.

O estágio realizado foi ao encontro das tuas espectativas?

Sendo que o meu estágio se realizou na vertente de reabilitação, creio que as atividades que nele realizei foram de encontro ao que esperava fazer e até mesmo superou as expectativas que tinha em certas vertentes, nomeadamente pelo foco proporcionado pelos orientadores à autonomia e à aprendizagem independente.