Localização: Arroios, Lisboa, 3 min da estação de metro do Martim Moniz

Sobre: A especial vocação entre outras do S.José é o tratamento de doentes politraumatizados, integrando o Centro Hospitalar Lisboa Central EPE (CHLC). Recentemente, o Hospital de S. José viu nascer novas especialidades como a Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, a Cirurgia Maxilo-Facial e as primeiras unidades de Cuidados Intensivos, de Queimados, de Neurotraumatologia e Vertebro-Medular. Nos últimos anos o Hospital tem vindo a modernizar-se com os limites decorrentes da sua origem conventual. Tal como em todos os outros hospitais do grupo nele se pratica uma medicina moderna em edifícios velhos e reconstruídos. Juntando ciência e arte naquele que é um dos mais importantes monumentos de Lisboa.

 

Os nossos estagiários

Sofia Martins

Estágio PIPP Realizado em 2019

Duração do estágio: 1 mês

No que consistiu o estágio? Tiveste que desenvolver algo ou tratou-se de um estágio de carácter observacional?

Realizei o meu estágio no serviço de cirurgia plástica e reconstrutiva, mais concretamente na cirurgia da mão. O estágio englobou tanto uma componente observacional como uma componente de desenvolvimento de software. Foi-me permitido acompanhar todo o processo que envolve a cirurgia da mão: diagnóstico (em consulta), cirurgia (bloco operatório) e tratamento pós cirúrgico. Autonomamente desenvolvi um software em Matlab para avaliar doentes de rizartrose, que teve como objetivo pontuar a incapacidade do braço, ombro e mão nesta doença.

O estágio realizado foi ao encontro das tuas espectativas?

Pessoalmente, este estágio superou as minhas espectativas, uma vez que me permitiu desenvolver competências que anteriormente não tinha e também ter noção da importância que a engenharia biomédica pode ter em ambiente hospitalar.