"Fazemos medicamentos há 96 anos, nas mais diversas áreas, tendo estado nos últimos 25-30 anos fortemente ligados à investigação e desenvolvimento farmacêutico e biomédico. Somos os criadores dos dois únicos medicamentos de raiz portuguesa, os quais já obteram aprovação pela FDA nos EUA"


António Pereira

CEO Bial 

Localização:  Concelho da Trofa, São Mamede do Coronado (20 minutos de carro da estação de Porto Campanhã)

Missão:

  •  Encontrar, desenvolver e fornecer soluções terapêuticas na área da saúde;
  •  Dar resposta às necessidades de saúde das pessoas, desempenhando um papel ativo na economia global;
  • Contribuir para a construção de uma sociedade do conhecimento, competitiva, íntegra e dinâmica, assente no desenvolvimento científico e na inovação;

Equipa: + 1000 colaboradores com várias unidades distribuídas pela Europa

Áreas terapêuticas: Neurociências, Cardiometabólica, Doenças Respiratórias e as Doenças Músculo-Esqueléticas. Conhece cada uma delas

Investigação e desenvolvimento: Em Portugal, uma equipa internacional, altamente qualificada, composta por químicos, farmacologistas, bioquímicos, médicos e farmacêuticos, dedica-se à criação de novos fármacos, particularmente em dois campos de pesquisa: neurociências e cardiologia. Esta equipa centraliza as fases iniciais e estruturantes do processo de investigação: química, farmacológica e investigação clínica. Colabora ativamente com investigadores e cientistas de universidades, indústria e centros de investigação.

Os nossos estagiários

Beatriz Lago

Estágio PIIP Realizado em 2020

Duração do estágio: 2 semanas

No que consistiu o estágio? Tiveste que desenvolver algo ou tratou-se de um estágio de carácter observacional?

O meu estágio foi não remunerado, tendo sido sobretudo realizado no Laboratório de Ciências Farmacêuticas (LCF) da Bial. A Bial é uma empresa de referência, nacional e internacional, aliando os melhores profissionais aos equipamentos de ponta existentes atualmente no mercado, proporcionando uma visão abrangente sobre as competências individuais na competência coletiva da empresa, na necessidade de equipamento específico e do impacte do desenvolvimento tecnológico nos avanços das tecnologias da saúde. A minha função enquanto estagiária foi essencialmente de observação e compreensão das várias etapas específicas do processo de desenvolvimento de um medicamento, desde a identificação de uma nova molécula ativa para o tratamento de uma determinada doença ou sintoma até à fase dos ensaios clínicos. A maioria das etapas foram explicadas oralmente, outras etapas foram mais presenciais e também realizei pequenas tarefas, essencialmente na área do controlo de qualidade.

O estágio realizado foi ao encontro das tuas espectativas?

Desde o primeiro dia houve um acompanhamento personalizado, com os objetivos de cada setor, as dificuldades/desafios da rotina diária, sem nunca se esquecerem das bases de uma aluna do 3º ano. A preocupação com a linguagem técnica e as pequenas formações com apoio de slides e de documentos internos facilitaram a compreensão dos vários assuntos. Independentemente do valor tecnológico da BIAL foi importante observar o valor e a importância do fator humano em qualquer uma das equipas dos vários serviços, onde a comunicação e a entreajuda revelam-se a chave para o excecional desempenho obtido.