ANEEB

1º Biomedical Enginnering Summit

Aproxima-se o 1º Biomedical Engineering Summit, um evento de dois dias organizado pela Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica, ANEEB, que promete reunir os melhores profissionais da área da Engenharia Biomédica.

Segundo a ANEEB, o 1º Biomedical Engineering Summit “pretende promover a partilha de conhecimentos sobre os últimos avanços tecnológicos a nível nacional e internacional na área da Saúde. Esta edição acontecerá no auditório da Ordem dos Engenheiros (Lisboa) nos dias 11 e 12 de Outubro de 2019.”

Para garantir o sucesso desta primeira edição, a ANEEB lançou uma campanha de crowdfunding com o objetivo de assegurar o financiamento necessário para os custos inerentes à logística do evento e possibilitar a vinda de oradores conceituados e com renome na área da Saúde.

Sabe como participar aqui e não deixes de, também tu, contribuires para elevar o nome e o curso da Engenharia Biomédica!

Publicado a 10 de setembro de 2019

8ª Assembleia Geral Ordinária da ANEEB em Braga

Entre os dias 17 a 20 de julho de 2019 decorreu na Universidade do Minho, em Braga, a 2ª edição do Team Weakend.

Após o sucesso que foi a 1ª edição do Team Weakend 2018, a Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica, ANEEB, voltou a apostar neste evento que visa fomentar o diálogo e a discussão acerca do ensino e profissionalização da Engenharia Biomédica, junto dos seus estudantes, representantes núcleos, professores e profissionais da área.

Como atividade finalizadora deste evento, no dia 20 de julho decorreu, na Universidade do Minho, a 8ª Assembleia Geral Ordinária da ANEEB, na qual o NBN marcou presença como associado efetivo desta federação e com vista a zelar pelos interesses de todos os seus sócios.

Se ainda não conheces a ANEEB e o seu trabalho, visita o site oficial em aneeb.pt e fica atento às próximas novidades e eventos!

Publicado a 9 de agosto de 2019

7ª Assembleia Geral Ordinária da ANEEB em Aveiro

No passado dia 25 de maio, decorreu, na Universidade de Aveiro, a 7ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica, ANEEB.

O NBN, juntamente com os restantes associados efetivos da ANEEB, esteve presente nesta Assembleia Geral a zelar pelos interesses dos seus estudantes.

Publicado a 24 de agosto de 2019

Prémios Biomédica

Projeto C-mo vence o EIT Health InnoStars HeadStart 2020

Alunos de Engenharia Biomédica da FCT NOVA são os grandes vencedores do EIT Health InnoStars HeadStart 2020! Esta vitória assegurou ao C-mo (um novo sistema fctense de monitorização da tosse) cerca de 40.000€ de financiamento e um programa de mentoria. É com enorme orgulho que o Núcleo de Biomédica da NOVA vos dá os nossos sinceros parabéns.

O C-mo foi anteriormente reconhecido em várias competições nacionais, tendo recebido inúmeros prémios e menções, tais como o Life Enablers (2018), NOVA Idea Competition (2019), I3S Health Innovation Prize (2019) e uma menção honrosa da Universidade Nova de Lisboa (2019).

É uma honra para nós apoiar este projeto e estimular enquanto órgão associativo da Associação dos Estudantes FCT UNL, o trabalho de excelência dos nossos estudantes.

Acede em baixo ao site oficial deles e fica a saber mais sobre este trabalho incrível!

Publicado a 10 de junho de 2020

Projeto VR4NeuroPain vence o prémio HINTT

As professoras Claudia Quaresma e Micaela Fonseca venceram o prémio HINTT 2019 com o projeto VR4NeuroPain! Os nossos parabéns a toda a equipa!

O que é o VR4NeuroPain?
” O VR4NeuroPain é uma solução personalizada de tecnologia interativa que visa promover a reabilitação de pacientes com dor neuropática num ambiente de hospital ou de casa.

Este sistema inovador combina fones de ouvido de realidade virtual, luvas de feedback tátil com sensores de movimento e bio-médicos que permitem a recolha e análise de parâmetros fisiológicos.”

Publicado a 3 de outubro de 2019

EBIMed vence NOVA Idea Competition

A EBIMed é uma júnior empresa de engenharia biomédica sediada na FCT NOVA que tem como missão aproximar os estudantes do meio clínico e hospitalar, integrando-os em projetos, e promovendo workshops e eventos que visam aprofundar as hard e soft skills dos seus associados.

De entre os vários projetos que a EBIMed se encontra a desenvolver, o projeto de Monitorização da Tosse conquistou o primeiro lugar na NOVA Idea Competition, no passado dia 24 de maio.

Se ainda não conheces a EBIMed e o seu trabalho, visita o site oficial em ebimed.pt e fica atento às próximas novidades e eventos!

Publicado a 9 de agosto de 2019

24h de hackathon e 9 ideias para viver melhor com cancro da mama

Nos dias 28 e 29 de junho de 2019, realizou-se a primeira CUF Hackathon no Hospital CUF Descobertas.

Um desafio de 24h direcionado à comunidade universitária que visou apoiar a mulher com cancro da mama e aproximá-la das equipas clínicas que as acompanham.

«Após a difícil tarefa de escolha, a Zerny Project, composta por Alexandra Lopes, Fernando Crivellaro, Miguel Andrade, Mónica Silva e Rui Almeida, da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, foi a equipa vencedora (…)»

Publicado a 9 de agosto de 2019

Prémios FCT NOVA

Nova ocupa 1ª posição a nível nacional

NOVA considerada a melhor universidade portuguesa com menos de 50 anos, e uma das 25 melhores jovens universidades europeias na mesma categoria pelo Times Higher Education World University Rankings 2021.

Publicado a 2 de setembro de 2020 

Universidade NOVA de Lisboa na 8.ª posição europeia entre jovens universidades

“O U-Multirank avaliou 1800 universidades, de 92 países, desenvolvendo uma abordagem inovadora e multidimensional, distinta dos rankings tradicionais, através de uma ferramenta de análise comparativa do desempenho das instituições, designadamente ao nível do ensino e aprendizagem, investigação, transferência de conhecimento, orientação internacional e envolvimento regional”

Publicado a 9 de junho de 2020 

Ranking coloca NOVA em 1.º lugar a nível nacional na Igualdade de Género

“Universidade Nova de Lisboa está no primeiro lugar nacional relativamente à Igualdade de Género e a nível mundial, na posição 67, dentro de um total de 548 instituições”

Este é um reconhecimento que sem dúvida espelha os múltiplos esforços das suas unidades orgânicas neste sentido, em particular, por aumentar a participação das mulheres na Investigação e Inovação, e também por melhorar as suas perspectivas de carreira.

Publicado a 4 de maio de 2020 

Universidade NOVA de Lisboa está entre as 500 melhores universidades do mundo

Na nova edição do Ranking de Xangai, a Universidade NOVA de Lisboa, que no ano passado figurava no intervalo 501ª-600ª, regista uma forte subida, surgindo agora entre as 401ª-500ª melhores universidades do Mundo, ficando atrás, em Portugal, da Universidade de Lisboa (151ª-200ª) e da Universidade do Porto (301ª-400ª). A Universidade Aveiro regista uma forte queda, ao passar do intervalo 401ª-500ª para 601ª-700ª. As Universidade do Minho e de Coimbra, mantiveram as suas posições nos intervalos 401ª-500ª e 501ª-600ª, respectivamente.

Publicado a 27 de agosto de 2019 por Departamento de Física – FCT/UNL

Investigação da NOVA lidera resultados da Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Mais de metade das Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, FCT NOVA,  obteve a classificação de Excelente no último exercício de avaliação realizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, a cargo de painéis internacionais independentes.

Um prémio que reflete a qualidade de todos os investigadores e coordenadores dos centros de investigação da nossa instituição de ensino.

Publicado a 9 de agosto de 2019