Sobre Engenharia Biomédica

A Engenharia Biomédica é uma área polivalente que utiliza conhecimentos de engenharia e da ciência com o objetivo de resolver problemas relacionados com a medicina e a biologia querendo assim inovar na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. É a ponte entre a tecnologia e o mundo biológico.

As principais áreas de Engenharia Biomédica são: Biocompatibilidade, Biomateriais, Biomecânica, Biosensores, Biotecnologia (Engenharia Celular, Tecidular e Genética), Dispositivos prostéticos e orgãos artificiais, Efeitos biológicos dos campos eletromagnéticos, Eletrofisiologia, Engenharia clínica, Engenharia de reabilitação, Fenómenos de transporte, Imagem médica (inc. Medicina Nuclear e PET), Informática médica, Instrumentação biomédica (inc. Lasers em Medicina), Modelação fisiológica, simulação e controlo, Nanotecnologia, Processamento e Análise de sinais médicos e biológicos, Radiação Ionizante, Radioterapia e Protecção radiológica.

A procura por um Engenheiro Biomédico tem vindo a crescer rapidamente tendo como saídas: 

  • Empresas de equipamento e instrumentação médica.
  • Empresas de material farmacêutico.
  • Hospitais, nas áreas de física hospitalar, engenharia clínica e manutenção de equipamento.
  • Laboratórios de investigação e desenvolvimento de grandes empresas.
  • Indústria farmacêutica e de análises.
  • Laboratórios de faculdades de Medicina, universidades e organismos estatais.
  • Empresas de biomateriais.
  • Empresas ligadas à área da saúde.

Consideramos esta pergunta muito pertinente, pois Engenharia Biomédica trabalha intrinsecamente com as áreas da Medicina e da Biologia. Porém, tratam-se de mundos bem distintos, ainda que com objetivos muito comuns. Apesar do nome Biomédica, e de ter várias cadeiras de biologia e química esta é, em primeiro lugar, uma engenharia. Logo, é um curso repleto de física, matemática, instrumentação e programação. Todas estas áreas são ferramentas essenciais para o desenvolvimento de tecnologia médica que vise salvar vidas.

A diferença mais pertinente é o uso de conhecimentos relacionados com a física, a tecnologia e a engenharia, em vez da especialização na área de biologia. Usamos no entanto muitas técnicas e conhecimentos comuns a especializações em biologia.

Por ser uma área inovadora dedicada principalmente à resolução de problemas nos cuidados de saúde, a Engenharia Biomédica revela uma ótima empregabilidade. A nível nacional a Engenharia Biomédica apresenta uma taxa de empregabilidade de cerca de 96,9% (considerando o ensino público e privado). O curso de MIEB da FCT NOVA está acima da média nacional, tendo registado uma taxa de empregabilidade de 99,1% em 2018. 

Para além de ser uma área inovadora, Engenharia Biomédica está em grande crescimento, sendo uma das áreas mais relevantes e dinâmicas deste século.

Sobre o NBN

O Núcleo de Biomédica da Nova, rege-se por cinco objetivos principais: Representação, Formação, Divulgação, Convívio e Multidisciplinariedade. Podes conhecer um pouco mais sobre os nossos objetivos no separador Sobre o NBN.

O leque de atividades propostas pelo NBN é muito rico e diversificado. Desde workshops, a churrascos, palestras, conferências nacionais e visitas guiadas, o NBN procura proporcionar aos seus associados, estudantes e visitantes o melhor do espírito da Engenharia Biomédica. Podes conhecer um pouco mais sobre as nossas atividades no separador Eventos.

O NBN é constituído por estudantes do curso de Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica (MIEB) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA). Somos uma equipa diversificada, muito dinâmica e totalmente dedicada a impulsionar a Engenharia Biomédica e o ensino das ciências e tecnologias em Portugal. Podes conhecer a nossa equipa no separador Equipa.

Anualmente, segundo a regulamentação estabelecida pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (AEFCT), realizam-se eleições para os Órgãos Sociais do núcleo. Os candidatos são organizados por listas, sendo que cada lista deverá apresentar um conjunto de candidatos para todos os cargos do núcleo. A lista que obtiver a maioria dos votos, será a escolhida para dirigir o mandato seguinte.

Contudo, o NBN abre frequentemente candidaturas para todos os alunos de MIEB interessados em integrar a organização de eventos de maior alcance. Fica atento e participa também no trabalho deste Núcleo!

Qualquer cidadão, nacional ou estrangeiro, de qualquer género se pode tornar associado do Núcleo de Biomédica da NOVA, desde que se identifique com os seus objetivos e queira contribuir para os seus fins.

Em especial, no início de cada ano-letivo, o NBN abre um período de inscrição no qual se encontra disponível em inscrever e conhecer os novos sócios.

Os associados do NBN auferem de diversas vantagens, entre elas: 

  • Prioridade em todas as ações desenvolvidas;
  • Descontos e acesso gratuito a algumas atividades;
  • Possibilidade de eleger e ser eleito para os órgãos sociais;
  • Direito a representar e ser representado em Assembleia Geral.

No início de cada ano-letivo, o NBN abre um período de inscrição no qual se encontra disponível em inscrever e conhecer os novos sócios. Contudo, a qualquer momento podes enviar um e-mail para nbn@ae.fct.unl.pt e manifestar o teu interesse em proceder à inscrição como sócio do NBN.

O NBN apresenta atualmente 5 departamentos: a Direção, Área de Comunicação e Imagem, Área de Logística e Patrocínios, Área Cultural e Área Pedagógica.

Sendo um núcleo fortemente dinâmico, são muitos os projetos em que estamos envolvidos. Fica atento às nossas redes sociais e poderás saber mais acerca de cada uma delas.